Os ODS são objetivos adotados durante a Cúpula das Nações Unidas, em Setembro de 2015, como agenda para o Desenvolvimento Sustentável composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.
Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de:
- erradicação da pobreza e desigualdade;
- segurança alimentar e agricultura;
- saúde e educação;
- energia, água e saneamento;
- padrões sustentáveis de produção e de consumo;
- cidades sustentáveis;
- proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres;
- crescimento econômico inclusivo; infraestrutura, industrialização, entre outros.
Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são:
- Objetivo 1: Erradicação da pobreza — Até 2030, reduzir pelo menos à metade a proporção de homens, mulheres e crianças, de todas as idades, que vivem na pobreza, em todas as suas dimensões, de acordo com as definições nacionais
- Objetivo 2: Fome zero e agricultura sustentável — O foco é acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis através do aumento de sistemas sustentáveis de produção de alimentos.
- Objetivo 3: Saúde e bem-estar — Tem como meta assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades
- Objetivo 4: Educação de qualidade — Almeja assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem em ambientes seguros ao longo da vida para todos.
- Objetivo 5: Igualdade de gênero — Busca viabilizar o empoderamento de meninas e mulheres através de incentivos e oportunidades educacionais, profissionais e política equitativas.
- Objetivo 6: Água potável e saneamento — Visa implementar a gestão sustentável dos recursos hídricos em todos os níveis para assegurar a disponibilidade da água e saneamento para todos.
- Objetivo 7: Energia acessível e limpa — Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos
- Objetivo 8: Objetivo é promover trabalho digno e crescimento econômico — Procura promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo, e o trabalho digno para todos.
- Objetivo 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura — Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
- Objetivo 10: Redução das desigualdades — Busca empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos entre países e internamente, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.
- Objetivo 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis — Almeja tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis com acesso à habitação, infraestrutura, serviços básicos e urbanização.
- Objetivo 12: Consumo e produção responsáveis — Até 2030, alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais.
- Objetivo 13: Ação contra a mudança global do clima — Integrar medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos nacionais
- Objetivo 14: Vida na água — Busca conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável e preservação da vida e ecossistemas marinhos.
- Objetivo 15: Vida terrestre — Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
- Objetivo 16: Paz, justiça e instituições eficazes — Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
- Objetivo 17: Parcerias e meios de implementação — Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
Mais que um compromisso, os ODS representam uma oportunidade para direcionar as políticas públicas com uma cultura de desenvolvimento mais sustentável e humana – tanto para a sociedade hoje, quanto para as gerações futuras.
Essa mudança de paradigma tem os 17 ODS como bases abrangentes e integradas, com metas claras que se complementam, como guia em direção à uma comunidade sustentável e consciente.
Vamos juntos!